Prefeitura de Entre Rios inicia capacitação “Previne Brasil”

A Prefeitura de Entre Rios iniciou no final do mês de abril, através da Secretaria de Saúde, a capacitação “Previne Brasil”. Esta é mais uma das iniciativas em prol da saúde da população local da gestão do prefeito Manoelito Argolo Junior (Solidariedade).

A capacitação traz o novo financiamento da atenção primária do SUS, com a participação dos agentes comunitários de saúde, enfermeiros da unidade, dentistas, médicos, técnicos de enfermagem, profissionais do núcleo de informações da Zecretaria de saúde e profissionais da gestão da saúde do município de Entre Rios.

Previne Brasil

O Previne Brasil é uma das iniciativas no âmbito da atenção primária. Instituído em novembro de 2019 e em vigor desde janeiro de 2020, o programa estabeleceu o atual modelo de repasse de recursos federais para as cidades. Assim, os valores a que cada município tem direito passaram a ser calculados com base em três critérios: número de pessoas cadastradas nos serviços da Atenção Primária; desempenho municipal (avaliado com base nos indicadores de saúde) e incentivo às ações estratégicas (credenciamentos em programas e ações do Ministério).

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano os municípios deverão receber mais de R$ 14 bilhões por meio do Previne Brasil. Quantia que poderá ser investida na ampliação do acesso à atenção primária e na qualificação do atendimento de mais de 41 mil postos de saúde de todo o país.

Com informações da Agência Brasil